Livro: Fora de Mim
Autor: Martha Medeiros
Editora: Objetiva
Páginas: 136
Resumo no Submarino: Autora do best-seller Divã, novela irônica e bem-humorada sobre uma mulher que enfrenta o fim de seu casamento arrastado em plena crise dos 40, Martha Medeiros faz agora de seus leitores testemunhas de outro momento, talvez mais crucial e terrível na relação amorosa - aquele em que a paixão acaba, por mais intensa que tenha sido.
Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda."
A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle.
Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.
Achei que não ia terminar NUNCA de ler apenas 136 páginas, já que conheço algumas pessoas que leram esse livro em apenas uma sentada. A leitura estava me deixando depressiva, principalmente na primeira parte. Não gostei da forma com que a história foi narrada, na verdade o livro é todo contado na primeira pessoa, nada de diálogos (buáá). A leitura me parecia apressada, rápida....afff. Acho que Martha Medeiros vai entrar para a minha lista Never More, onde Paulo Coelho lidera, seguido pelo Dan Brown...I’m sorry !!
O livro é dividido em três partes, a primeira nos mostra os traumas, a dor, o sofrimento de uma mulher abandonada e desiludida. Na segunda parte nos mostra como tudo começou como um relacionamento começa e como ele pode destruir e nos tornar dependente. E na terceira parte nos mostra o desfecho, como os personagens estão hoje.
Enfim, o livro conta sobre o amadurecimento de uma mulher ao perceber que talvez o relacionamento já tivesse começado errado. O detalhe é que, o amadurecimento, apenas dá as caras na terceira parte do livro.
Não gostei, acredito porque em um relacionamento e término nunca tive esse grau de sofrimento, acho excessivo, dramático e melancólico. Tá bom, meu coração foi esculpido de um bloco de gelo...rs.
É isso aí, fica a dica !