terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ponto Cruz – vou tentar voltar !

Aprendi bordar ponto cruz há 9 anos atrás, quem me ensinou foi minha amiga Carla. Lembro que nos encontrávamos no ônibus na volta do serviço e ela sempre vinha bordando algo. Confesso que nunca me chamava a atenção esse tipo de arte, achava que era coisa de "veia varizenta".

Certo dia, ao entrar no ônibus lá estava a Carla bordando, foi aí que fiquei encantada. A sobrinha dela Karen estava para nascer e a Cá estava bordando uma almofada com um desenho da Rosinha e Chico Bento. Fiquei fascinada e quis naquele mesmo dia aprender como fazer "aquilo".

Fui direto para a casa da Cá, ela me deu um pedaço de pano, agulha, linha e me ensinou como fazer o "xizinho". Sabe, a Cá não é muito paciente pra ensinar – me vinguei dela na pintura, ela foi minha aluna -...lembro que eu não entendia nada e resolvi me aperfeiçoar. Bordei 25689656 vezes um gráfico de barquinho que a Carla me deu pra treinar.

Mais uma vez delirei e saí comprando materiais até não dar mais. Logo em seguida, comecei a pesquisar muito na internet sobre o assunto e acabei entrando em um grupo chamado "Entre teclas e meadas". Não sei se o grupo ainda existe, mas foi lá que descobri um mundo maravilhoso dos pontinhos: revistas importadas, nó francês, avesso perfeito...nossa foi uma descoberta.

Através desse grupo conheci o projeto social Love Quilts e fui voluntária por alguns anos. Aí não parei mais, entrei em diversos grupos e até fui moderadora de um.

Foram anos de muita descoberta, novas amizades, confusões – sempre tem – e aprendizado.

Agora fico babando ao ver os bordados da Fabiola – que conheci através do LQ em 2002 -, os bordados da Helena – que também a conheci através de algum grupo em 2003 +/- -. Eu bordava que nem louca, parecia um polvo...mas larguei mão do ponto cruz logo que viciei na pintura country.

Em 2005 quando entrei para um curso de pintura country, sempre falava que "nunca" iria deixar de bordar pois era muito mais legal. Paguei com a língua, pois nem lembro qual foi o último pontinho que dei – acho que foi em um projeto JJ que comecei a bordar com a Fabiola -. Deixei mesmo de bordar e só penso em pintar, mas vira e mexe me dá uma saudade, fora que é muito mais prático pois não faz sujeira alguma...em compensação demora um simples trabalho, não um trabalhinho de bordar um coração e sim um cenário country por exemplo.

Minhas coisas de ponto cruz ficam guardadas em uma parte do meu guarda roupa, ontem eu vi minhas caixas de linhas e abri algumas pastas de gráficos. Achei alguns UFOS, mas não bordei nada porque o calor mal me deixava pensar em algo.

Vou tentar voltar a bordar, mas vou dar continuidades nos bordados parados lá em casa. Não vou começar nada novo pra não fazer mais UFO.

Confesso que depois que vi a foto "Manualidades" que a Fabiola postou no Flickr...fiquei tentada e com muita vontade de bordar. Afinal bordar JJ sempre foi uma grande paixão.

Será que consigo ??? Quase nem tenho tempo pra pintar...imagina bordar.

Cheers,

Van Taconelli

Um comentário:

  1. Amiga
    Não consigo deixar de bordar, comecei a fazer feltro, decoupage, mas não consigo largar o ponto cruz, nas trocas de natal, a maioria foi uma coisa em ponto cruz... e tenho projetos de fazer coisas em ponto cruz para crafters usarem... vamos ver se vai dar certo !
    A hora que você começar a bordar de novo vai ter que dividir o tempo, que já tá super escasso né ?
    Beijocas mil
    Helena (que borda, feltra e mais e mais...)

    ResponderExcluir