quarta-feira, 8 de março de 2006

Dia Internacional da Mulher


Histórico da data


Você conhece as origens do Dia Internacional da Mulher? Sabe por que ele é comemorado no dia 08 de março? Não? Então conheça mais sobre esta data significativa.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado desde 1910, quando uma conferência internacional na Dinamarca decidiu homenagear um grupo de mulheres que 53 anos antes (em 1857) foram brutalmente assassinadas.

Em 08 de março daquele ano, as funcionárias de uma fábrica de Nova York decidiram fazer uma grande greve, reivindicando por melhores condições de trabalho, diminuição da jornada (que na época era de 16 horas) e salários iguais ao dos homens (naquele tempo as mulheres ganhavam cerca de um terço do salário pago aos homens).

Esta manifestação foi reprimida com brutal violência: as funcionárias foram trancadas dentro da fábrica, que em seguida foi incendiada. Resultado: aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

A criação da data, que só foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, não aconteceu apenas para relembrar tal acontecimento. Na maioria dos países, o dia 8 de março é marcado por debates, conferências, reuniões e discussões sobre o papel da mulher na sociedade atual.

O principal objetivo é tentar diminuir - e um dia acabar - com o preconceito e a desvalorização do público feminino. Mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem, em muitos locais e setores, com salários baixos, violência masculina e desvantagens na carreira profissional.

Desde a criação do Dia Internacional da Mulher muita coisa mudou: das reivindicações do filósofo francês Condorcet em 1788, que exigia a participação política, emprego e educação para as mulheres, até a conquista do direito de votar e de serem eleitas para cargos nos poderes executivo e legislativo, o que no Brasil só foi aceito em 1932.

Muitos objetivos já foram conquistados e as diferenças entre homens e mulheres diminuem a cada dia. Mas mesmo assim, muita coisa ainda precisa mudar para que exista uma igualdade plena entre os sexos em todos os segmentos.

Fonte: ObaOba

Um comentário: